top of page
Buscar
  • fabiojmpessoa

Qualidade no Atendimento

Atualizado: 20 de mar.


Quando observamos a história das civilizações, entenderemos que o homem sempre modificou o planeta para atender suas demandas. Criou utensílios de caça, adaptou abrigos, vestimentas, inventou a roda e aprendeu a fazer fogo. Primeiramente desenvolveu meios próprios para saciar necessidades de momento. Conforme evolução, conseguimos observar que as dinâmicas sociais vão imprimindo novos comportamentos.


Até o ano de 1820, quando não existiam indústrias e empresas especializadas, as pessoas saciavam suas demandas por meio de trocas. Os anseios eram subjetivos, assim como os parâmetros para as partes encontrarem satisfação em suas transações. A partir da Revolução Industrial uma nova era se inicia com o foco nos produtos. Com uma demanda crescente, e um encanto pelas inovações apresentadas, a sociedade se embriagou em consumir.


A partir de 1970, quando a oferta passa a ser maior do que a demanda, nasce o foco no CLIENTE. Naquele momento não bastava mais ter um produto ou serviço de qualidade, pois começava a concorrência. Para manter-se no mercado as empresas descobriram que precisavam se relacionar com os clientes, criar vínculo, empatia. Começava naquele momento o que se conhece hoje como RELACIONAMENTO COM O CLIENTE.


Muito mais do que um momento, o relacionamento se constitui de um processo composto por várias etapas interdependentes em tempos e formas distintas. Uma das etapas mais importantes é o ATENDIMENTO AO CLIENTE. É a situação em que a demanda encontra a oferta no meio da competição extrema do mercado. É a oportunidade de maior aproximação entre cliente e empresa. Talvez por isso seja o momento mais lembrado dentre os vários existentes na relação.


Segundo os preceitos atuais, a QUALIDADE NO ATENDIMENTO é a capacidade de uma empresa interagir com seus clientes numa linguagem clara, confiável e duradoura. Compreende-se interação como a solução de problemas, o entendimento claro de uma necessidade e a oferta de valor, sentido. Muito mais do que uma troca de favores, a qualidade no atendimento pode ser traduzida em cumplicidade.


Explicando desta maneira parece algo simples, mas a julgar pela experiência dos clientes e pelos resultados das pesquisas, poucos são os que de fato conseguem colocar em prática. Diferente do que muitos pensam a qualidade no atendimento não se traduz apenas em pessoas qualificadas para lidar com outras pessoas. Não se resume em pessoas educadas e bem vestidas falando palavras bonitas.


Como falamos acima, o atendimento faz parte de um processo que nasce bem antes do cliente fazer contato. Da mesma forma é preciso entender que o atendimento não termina quando se finaliza uma compra. Para a vida de uma empresa é preciso compreender que o bom atendimento nunca termina. O manual do bom atendimento reza que você não deve atender para vender. Crie relacionamento, tenha empatia e gere segurança e os clientes vão comprar de você!


É isso! Espero que essa breve explicação tenha lhe ajudado em sua caminhada. Aproveite o conteúdo do site e navegue à vontade pelos outros títulos! Até a próxima!




41 visualizações0 comentário
bottom of page