top of page
Buscar
fabiojmpessoa

5 coisas que os clientes detestam durante o atendimento

Uma das melhores formas de melhorar o atendimento é se colocar no lugar do cliente. Ao fazer isso podemos encontrar pontos que ele detesta. A partir destas referências você vai elegendo as prioridades para tentar agradá-lo. Esse método é um dos meios para errar menos e gerar experiências mais agradáveis. A seguir, vou elencar as 5 coisas que os clientes mais detestam enquanto são atendidos:

  1. Esperar: você já ficou esperando mais do que devia para ser atendido numa consulta médica ou no posto de gasolina? Então você já sabe que não é agradável deixar o cliente aguardando. Você também sabe que as coisas podem dar errado de vez em quando. Mas você não pode colocar na conta do acaso a atitude de cuidar do cliente quando isso acontece;

  2. Desrespeito: você já presenciou uma discussão de colaboradores enquanto aguardava atendimento? Clientes detestam gritos de qualquer natureza, gírias e palavrões. Conversas paralelas, piadas e cantarolar no ambiente de atendimento é algo que também deve ser evitado durante o contato com pessoas. Olhares indiscretos ou de indiferença são atitudes abomináveis para os clientes;

  3. Promessas falsas: ninguém vive de ilusão e isso inclui o cliente. Eles espera receber no mínimo aquilo que foi prometido. Se você não consegue entregar algo a mais, não se atreva a entregar um milímetro a menos. Existem atendentes que criam expectativas altas para motivar a compra, mas se esquecem que as mentiras possuem vida curta e que promessas só vendem uma vez;

  4. Desorganização: ainda que você tolere um pouco de bagunça, não é bom entrar num ambiente desorganizado. Da mesma maneira é ruim perceber que uma conversa vai e volta, mas não chega ao desfecho desejado. O desleixo com o ambiente ou com os processos de atendimento cria imediatamente um sentimento de amadorismo ou de falta de competência que afugenta o cliente;

  5. Falta de retorno: assim como a espera injustificada, a falta de retorno nos faz entender que somos insignificantes enquanto clientes. A pessoa que não recebe o retorno depois de iniciado o atendimento pensa que está sendo desprestigiada. É como se houvessem outros clientes ou tarefas mais importantes. A transparência, assim como o detalhamento dos passos do atendimento é ponto importante valorizado por todos.

Agora que já te apresentei aquilo que você não deve fazer, esforce-se para fazer o seu máximo no sentido contrário. Não deixe o cliente esperando e se isso for necessário, explique a ele o motivo. A atitude de conversar e ser transparente afirma seu compromisso de atenção e isso minimiza insatisfação se a espera não for demasiadamente alta.


Sobre desrespeito não era nem necessário aprofundar, mas ainda é algo recorrente em diversos tipos de negócios. Convém salientar que as atitudes grosseiras ou inconvenientes dizem muito sobre a cultura de uma empresa. O cliente sabe que se o comportamento repetitivo dos colaboradores é algo tolerado, gestores e proprietários agem igual ou não valorizam a educação.


Prometer algo que não se pode cumprir não é argumento de vendas. Em qualquer relação, fazer isso é o mesmo que escolher o caminho do fim. Use a transparência e a sinceridade para ressaltar as qualidades do que você vende. Informe prazos, condições e deixe que o cliente decida se vai ou não tolerar suas regras. Caso você esteja perdendo terreno para a concorrência, melhore sua solução e seu argumento, mas não use a falsa promessa.


A organização é o ingrediente chave para a produtividade. Se a falta de cuidado com a ordem prevalece, sua entrega não é de qualidade e o cliente já sabe ou vai perceber isso rápido. Não há outro caminho senão o da mudança imediata. Já o retorno ou resposta é uma parte importante dentro de um relacionamento. Sem ele o cliente fica à deriva e apenas na companhia de seus pensamentos.


E sabemos que os pensamentos soltos nos levam a lugares e sentimentos inimagináveis. Dar informação e explicar o que está acontecendo fortalece o comprometimento com a atenção e com a verdade. Esse é o tipo de atitude calorosa que o cliente valoriza muito. A escolha é sua. Você só precisa se lembrar que o cliente tem várias opções. Comprar com você só é conveniente se a experiência for positiva!


Esse conteúdo te ajudou? Me deixa saber! Clique no coração que fica logo aqui abaixo. Fazendo isso você impulsiona a divulgação deste texto nos mecanismos de busca, levando ele para mais pessoas que precisam! Mas se você precisa de mais conteúdo ou quer tirar alguma dúvida, faça contato diretamente pelo nosso e-mail. As informações estão no final da página! Até a próxima!





722 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page