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  • fabiojmpessoa

7 ATITUDES que desqualificam seu atendimento

Atualizado: 18 de dez. de 2023

A grande maioria das pessoas quer a fórmula do sucesso e assim acreditam que estão evitando as receitas para o fracasso. Quando nos concentramos em encontrar a resposta pronta ignoramos o problema. Mas deixar de tratar a doença ou tentar esquecer que ela existe não é tratamento. Em alguns casos, a atitude de postergar a resolução de problemas é o combustível ideal para a aceleração do fim! É lógico que isso se aplica para o atendimento ao cliente!

Durante os anos em que pesquisei a fundo para entender os motivos da falta de atitude, consegui identificar aquelas que mais se repetem. Juntas ou isoladas elas contribuem para que o negócio funcione desequilibrado ou até encerre suas atividades. Neste texto vou apresentar e explicar os 7 caminhos que você não deve seguir se quiser manter seu atendimento em ordem.


  1. Não considera importante: muitos empreendedores e gestores elegem outros focos para investir e se esquecem de diversificar. Uns concentram-se no planejamento financeiro; outros dão foco para o marketing; tem gente que se considera excelente num tema e faz disso seu trunfo. Nenhum deles está errado, pois tudo é importante para um negócio. Mas não devemos concentrar forças num só ingrediente. A diversificação é o caminho! Faça uma salada muito bem temperada com vários dos ingredientes que vão ajudar sustentar o seu negócio!

  2. Não sabem como fazer: há uma parcela de pessoas que resolve empreender ou tocar um negócio somente com o conhecimento que possuem. Acreditam que esta ausência vai ser suprida no meio do caminho de alguma maneira mágica. Outros agem por impulso ou necessidade e nem sequer avaliam o tamanho do risco que estão assumindo ao caminhar sem competências e habilidades necessárias. Por estarem concentrados e focados na salvação do que projetaram, acabam não dedicando tempo na busca pelo conhecimento. Este não é o caminho.

  3. Sentem vergonha: conheço empreendedores e especialistas que foram derrotados pelo medo de assumir que precisavam de ajuda. Ou seja, tem gente que perde o jogo porque não busca por auxílio. É como se todos nascessem dotados de conhecimento, mas você não. Pedir ajuda não é demérito, pelo contrário. Quando entendemos que algo está errado é porque estamos atentos àquele assunto. Pedir ajuda é assumir que se deseja melhoria e que isso vai ocorrer por meio do suporte de alguém.

  4. Acreditam que sabem o que fazer: confiança é um estado de espírito que precisa estar em nós. Mas como tudo em excesso, mergulhar num estado cego de egoísmo destrói negócios e vidas. Eu sei tudo; eu sempre acerto; eu nunca erro; eu vou encontrar sozinho a solução. Estas são afirmações motivadoras, mas todos somos limitados em algum campo. Significa que não podemos ser salvadores da pátria. Podemos no máximo definir quando e como precisaremos de ajuda e que vai fazer por nós.

  5. Foco no momento da verdade: por razões já citadas ou por ganância tem empreendedor que acredita que vender, só vender, é o que conta. Sendo assim acordam e vão se deitar criando e buscando metas de venda. Qualificam e alienam a equipe para vender a todo custo. Quem acompanha o conteúdo que publicamos sabe que a venda é uma consequência de um atendimento bem feito.

  6. Param no tempo: há também aqueles que fazem e investem somente uma vez. Acreditam que negócios são estáticos. A vida não é estática, a sociedade muda de maneira cada vez mais rápida. Por que negócios que são sustentados por pessoas seriam imutáveis? A qualificação precisa de constância. Toda vez que se detecta uma queda de qualidade uma mudança é requerida. Fique de olho sempre!

  7. Acreditam que é caro: a ignorância não faz bem a ninguém! Achar que é caro sem procurar entender os benefícios de um atendimento de excelência é um erro grande. Hoje em dia existem soluções de todos os tamanhos e formas para todo tipo de negócio. Procure se concentrar em descobrir o tamanho do problema e quanto custa para resolvê-lo de vez. Não investir em mudança significa aceitar que num determinado momento aquele negócio vai morrer.

Leia este texto quantas vezes forem necessárias até você entender se está cometendo um destes pecados. Se por um acaso concluir que precisa de ajuda, não espere. Recorra a quem lhe transmita confiança. Faça orçamentos com pelo menos três empresas/consultores e mude. Não tenha medo de renovar, mas de permanecer errando até não poder mais! Até a próxima!





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