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  • fabiojmpessoa

7 características essenciais do profissional do atendimento

Atualizado: 20 de nov. de 2023


Recebo diariamente pedidos de profissionais que atuam com público. As pessoas querem dicas para se tornarem melhores no trato diário com o cliente. Muitos pensam até que não nasceram para atuar com atendimento. Pela minha experiência entendo que algumas pessoas possuem mais facilidade, mas o ofício do atendimento pode ser aprendido e aperfeiçoado.


Para aqueles que desejam se tornar profissionais de referência, selecionei as 7 características mais requeridas para o trato com pessoas. São elas:


1. Neutralidade: o bom atendente sabe separar suas preferências pessoais das preferências dos clientes. Enquanto trabalha, o bom profissional não torce para nenhum time, não tem religião, posicionamento político ou qualquer outra posição que possa gerar conflito com terceiros. Só pode haver intervenção pessoal quando o cliente exige uma explicação técnica sobre o que está adquirindo;


2. Calma: a serenidade não só qualifica, mas ajuda a manter a saúde do profissional que lida com pessoas. Estar calmo e tentar manter a calma em momentos de tensão, pode ser a diferença entre atender bem e ter sérios problemas para solucionar. Há casos em que o descontrole pode levar o profissional a perder o seu emprego;


3. Discrição: as pessoas que atuam na linha de frente na relação com os clientes precisam às vezes lidar com informações importantes e confidenciais. Não se trata somente de uma questão ética, mas o vazamento de informações pode gerar problemas jurídicos e criminais para o profissional e para a empresa. O cliente precisa de cumplicidade para se sentir seguro;


4. Capacidade de ouvir: a razão de ser de toda empresa é a demanda do cliente. O primeiro passo para atendê-lo com qualidade é ouvir sua fala. Por meio dela é possível identificar claramente o que ele deseja. Ouvir, entender e atender;


5. Boa fala: se o atendimento permite que você use a sua fala, faça com propriedade. Invista em bom vocabulário, com bom tom de voz e fala pausada. Evite usar gírias e termos técnicos. Precisamos falar na linguagem que o cliente consegue entender;


6. Compromisso: não existe atendimento de qualidade sem compromisso. A começar pela postura para com o produto ou serviço que se vende. O que falar das promessas e combinados? Datas, horários regras. Compromisso é fundamental;


7. Empatia: característica que vem se perdendo ao longo dos tempos. A capacidade de prestar atenção e se colocar no lugar do outro é muito rara. Porém se mostra fundamental para o bom atendimento. Talvez esta seja uma das mais importantes competências do bom atendente.


Anotou tudo? Agora é começar a usá-las juntas e praticar diariamente. É a constância e a disciplina que vão te ajudar a compreender melhor a ARTE DE BEM ATENDER. Quer mais conteúdo para te capacitar com o atendimento? Solicite agora o GUIA GRATUITO. Basta clicar aqui! Quer acompanhar pílulas diárias de conteúdo gratuito? Siga o nosso perfil no Instagram! Até a próxima semana!!!




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