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  • fabiojmpessoa

ATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA

Atualizado: 18 de dez. de 2023

Com mais de um ano de pandemia declarada no Brasil, não há como não falar em crise. Todos os segmentos foram diretamente afetados por contextos internos e externos. Muitos setores estão em dificuldade, mas existem negócios, pessoas e projetos que estão crescendo. Desde que surgiram os primeiros indícios de gravidade oriundos da crise sanitária, institutos de pesquisa de todo o mundo estão monitorando diversos indicadores e estudando seus efeitos.

Há pesquisas voltadas diretamente às questões econômicas e estudos com foco nas transformações sociais. Noutra vertente temos análises multidisciplinares investigando a correlação de fatores diversos. O fato é que uma coisa em comum se multiplica: para um negócio sobreviver é preciso vender; não estou conseguindo vender; o meu problema é o atendimento ou é a pandemia?


Para te ajudar a responder a esta pergunta temos que dividir as empresas em dois grupos: as que estão com demanda em alta e as que estão com pouca demanda. Neste caso é preciso descobrir se a sua demanda está baixa por causa de fatores que você controla ou se é por efeito de forças alheias ao seu querer. Em alguns segmentos, como é o caso dos eventos e da maquiagem, tudo é questão de tempo. Tão logo se flexibilize o convívio social, os clientes retornarão.


Mas existem outras atividades que dificilmente terão seus clientes de volta, pois estes mudaram sua forma de consumir, suas necessidades. Com a grande adesão ao home office, por exemplo, aplicativos de transporte, estacionamentos privativos e prédios comerciais que resistirem à crise sanitária, precisarão se reinventar. Pode ser que o número de pessoas procurando por estas soluções caia ou desapareça!


Para que você entenda o contexto do seu negócio eu separei duas perguntas:

1. O que eu vendo é necessário? As pessoas estão precisando agora? Se a resposta é “NÃO” então esta é a razão do número baixo de vendas. Se há uma tendência deste cenário ser eterno não há motivo para esperar. Mude imediatamente de segmento.

2. O que eu vendo vai voltar a ser necessário depois da Pandemia? Se a resposta é SIM então o seu problema é temporário. Encontre outra fonte de renda para cobrir os tempos difíceis e se prepare para o retorno da sua clientela.


Repare que em ambos os casos não há motivo para preocupação com a qualidade do atendimento. Ou seja, são fatores alheios ao seu controle que interferem no seu número baixo de vendas. Neste caso o remédio é somente a espera e o monitoramento das transformações.


Mas se você está no time dos negócios que continuam com alta procura, teremos duas possibilidades: os que estão atendendo muitos clientes e os que gostariam de atender muitos clientes. Os primeiros estão trabalhando direito, fazendo a coisa certa e por isso estão conseguindo unir demanda e oferta.


Para estes o conselho é objetivo: comece tentando organizar o volume de clientes que te procura; Atenda por meio de uma ordem previamente estabelecida; Você pode seguir o critério de chegada (quem fez contato primeiro, tem preferência) ou de prioridade (o mais grave/urgente é atendido primeiro); A ordem de chegada funciona melhor para quem vende produtos; Já a ordem de prioridade se adequa melhor a quem trabalha com serviços.


No caso de você estar no time dos negócios que estão com alta demanda de mercado, mas os clientes continuam sumidos, você precisa de outras reflexões:


1. Os clientes sabem o que você vende? Talvez a sua forma de se comunicar com o mercado esteja antiquada ou inapropriada. Assim que alterar para uma linguagem mais moderna, acessível e assertiva, os resultados tendem a melhorar.

2. Quem vende a mesma coisa que você está fazendo isso de que forma? Observar e conhecer a concorrência é um importante dever de casa. Inspirar-se nos jogadores que estão se dando bem no seu segmento é uma forma de melhorar o seu trabalho e encontrar espaço.


Vender é sempre importante, mas não a todo custo e de qualquer jeito. Transformações bruscas, como as impostas pela Pandemia, exigem mudanças na mesma intensidade. Mas tudo precisa ser feito com planejamento e controle. Absolutamente ninguém viveu contexto parecido ao que estamos todos enfrentando agora. Mas muitos estão conseguindo se sair bem e tenho certeza que não é por sorte.


Se o seu resultado pode melhorar por causa do atendimento, eu posso te ajudar com as minhas ferramentas. Você já conhece todas elas? O projeto BEM ATENDER conta hoje com um BLOG, um perfil no Instagram, uma página no Youtube e um curso virtual. Tudo isso está à sua disposição e a maior parte é gratuita! Tá esperando o que para qualificar o seu atendimento?


Até a próxima!





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