Com as restrições impostas pelo agravamento da pandemia, muitos negócios e empreendedores estão tentando manter seus atendimentos ativos. Gerar receita é fundamental para manter a sobrevivência da família e arcar com as contas que insistem em chegar. Mas não dá pra fazer isso de qualquer jeito. Precisamos nos preparar e fazer tudo com o mínimo de qualidade ou podemos ter problemas.
Incluir o atendimento virtual do dia para a noite não é recomendável. Multiplicam-se os exemplos negativos de experiências ruins vivenciadas nos mais diversos segmentos. O setor que mais se adaptou e continua crescendo com as restrições é o de alimentos e bebidas. Afinal, já existiam aplicativos em funcionamento e muitos empreendimentos utilizando as plataformas virtuais para trabalhar.
Mas alguns segmentos nunca haviam sequer pensado em atuar com as vendas virtuais. Sob ameaça de receita zero pela obrigação das portas fechadas e pela proibição da venda presencial, estes estão improvisando com o que possuem em mãos. Posso citar aqui um caso que exemplifica bem o que estou tentando explicar a vocês.
Uma loja de artigos para festas, que só atendia presencialmente, fez um cartaz e colou em sua entrada divulgando um número de whatsapp para os clientes. Ela não possui um site, de modo que o cliente não tem uma referência para conversar com quem está do outro lado do aplicativo de mensagens. Isto já dificulta o atendimento, pois exige maior tempo para sanar dúvidas.
Dependendo do momento em que as conversas começam, o horário de atendimento já encerrou. Assim, há uma quebra no diálogo que precisa ser retomado no dia seguinte. E isso só ocorrerá quando cliente e atendente tiverem disponibilidade para prestar atenção. Pode ser que haja demora até que as duas partes de conectem de novo. Se a empresa não fixa o atendimento numa só pessoa, poderá haver outra quebra na comunicação.
Muitas vezes o atendimento tem que recomeçar. Pela repetição e sentimento de desatenção o cliente pode perder a paciência. Ainda vou postar aqui no BLOG um texto com dicas importantes sobre o uso de aplicativos de mensagem no atendimento. Mas adianto que uma regra fundamental para atender bem neste canal é manter a comunicação sem ruídos ou quebras.
Falei sobre a importância da comunicação no processo de atendimento. Você leu? Clique aqui se quiser saber mais. Moral da história: se não for para fazer direito, melhor não fazer. Nunca é demais lembrar que vivemos na era do cliente que valoriza a experiência. Mais do que produtos e serviços de qualidade, todos desejamos experiências positivas. O efeito negativo de um atendimento despreparado em qualquer canal é a perda da venda e até do cliente.
Quando estamos todos no limiar do estresse e com a ansiedade em alta, o sentimento de segurança será sempre valorizado. Se você deseja atuar durante tempos restritivos, faça isso com propriedade. Tente resolver problemas e encurtar a distância entre o cliente e seu desejo. Aqui neste espaço e também no nosso perfil do Instagram você vai sempre encontrar material de valor de forma gratuita para te ajudar a fazer isso.
A missão maior da ARTE DE BEM ATENDER é socorrer empreendedores e autônomos. Queremos te dar maior competência e autonomia para agir. Levou tempo para reunirmos o conteúdo e a experiência que temos com o assunto. Desta forma posso afirmar com tranquilidade que você precisa de calma na sua caminhada. Dê um passo de cada vez e se precisar de ajuda estarei aqui!
Até a próxima semana!!!
#pandemia #covid19 #atendimento #atendimentoaocliente #vendas #cliente #clientes #qualidade #consultoria #assessoria #ajuda #suporte #treinamento #curso #bematender #atender
Comments