top of page
Buscar
  • fabiojmpessoa

O amor, o atendimento e o cliente

Atualizado: 2 de jul.

Quando você conhece uma pessoa está interessado(a) numa única experiência ou num conjunto de vivências? Quando conquista um feito importante dentro da relação você apenas comemora ou vai continuar se esforçando para manter a conquista? Há quem seja adepto de momentos curtos. Alguns se viciam no processo de começar tudo do zero até conseguir a primeira conquista e depois param por ali. A clássica comédia romântica “COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ” interpretada no cinema por Drew Barrymore e Adam Sandler mostra um roteiro diferente.


Henry se apaixona por Lucy, mas no segundo encontro percebe que algo estava errado. Uma condição neurológica rara apaga toda a memória recente da garota e torna um relacionamento aparentemente impossível. No entanto, em nome do amor, Henry decide que não desistiria dela. A partir dali o personagem procurou conhecer o mais profundamente possível sua pretendente para conquista-la eternamente.


O filme não foi inspirado num caso real, mas procurou mostrar a dedicação e o compromisso de alguém obstinado em conquistar a confiança de outra pessoa. O atendimento ao cliente é assim. Começar, manter e reestabelecer relações rotineiras são desafios que podem gerar desmotivação e conformismo. Atendentes sem inspiração geram diálogos sem conexão com péssimos resultados para ambas as partes.


A rotina aparentemente repetitiva não pode se tornar monótona ao ponto de desmotivar a conquista diária do cliente. Relacionamentos duradouros, seja no amor, no âmbito familiar ou nas amizades, dependem de investimento diário, doação e continuidade. Por que haveria de ser diferente no trato empresarial? Por que acreditar que clientes vão simplesmente aparecer espontaneamente só porque você tem uma solução que os atendem?


Todos os que se põem a oferecer uma solução para alguém esperam que quatro coisas aconteçam:

  1. Que o cliente não compre apenas uma vez;

  2. Que o cliente compre valores maiores em oportunidades diferentes;

  3. Que o cliente permaneça fiel à empresa pelo máximo de tempo possível;

  4. Que o cliente divulgue a sua solução atraindo novos clientes por meio de indicação.


Como conseguir chegar ao número quatro sem CONTINUIDADE e dedicação? Estou repetindo esta palavra porque ela é uma chave para o sucesso. Quando o cliente procura seu atendimento você precisa descobrir como continuar prendendo sua atenção depois da compra. Você precisa estimular mais encontros para descobrir o máximo sobre seus interesses. O triunfo do atendimento depende diretamente do quanto você conhece do cliente e quanto pode entregar dentro de suas expectativas.


Você precisa criar valor sem que o cliente perceba que foi ele quem te contou o que precisava. Com relacionamento é possível oferecer a coisa certa, pelo canal certo, no momento certo e para o cliente certo. Fazendo isso é possível atender expectativas e até mesmo gerar o efeito surpresa. É este exercício sucessivo que constrói a lealdade. E pesquisas comprovam que os clientes fiéis preferem não comprar a trocar de solução!


Você precisa entender que um diálogo não é suficiente. Um curto momento não define o cliente e nem mesmo suas necessidades. Sem interagir, como conquistar sua confiança? Não se concentre na venda, concentre-se no cliente. Não venda pra ele. Atenda-o com compromisso e você não vai precisar se esforçar para vender. Ele vai comprar sem que você precise realmente implorar e vai te ajudar a conquistar outros pelo caminho.


Fazendo uma analogia com o amor, o que importa não é a conquista, mas a manutenção do que foi conquistado. Fazer uma venda é fácil. Vender todo dia por uma vida inteira é para quem realmente se compromete com seus clientes! Entendeu? Gostou deste conteúdo? Leu o texto anterior? Todos os textos deste blog estão conectados! Aproveite para agregar mais valor ao seu repertório!


43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page