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  • fabiojmpessoa

Atendimento é investimento garantido

Se você é do time de empreendedores ou profissionais que possuem dúvidas sobre a decisão de investir no atendimento, você precisa ler este texto. Um dos maiores obstáculos para o crescimento do Bem Atender é a falta de investimento na qualificação. Pessoas, processos e ferramentas são os três pontos de atenção quando o que pretendemos é o encantamento do cliente.

Portanto, se você não possui as pessoas certas nas funções certas, processos insuficientes ou inadequados e ferramentas obsoletas, seu atendimento pode estar ameaçado. Aqui neste site e também nas nossas outras fontes de conteúdo, já expliquei que a vigilância e a dedicação devem ser constantes. Mas preciso relembrar e difundir os motivos pelos quais você não erra quando dedica tempo e recursos na qualificação do seu atendimento.


Outro bloqueio que atrapalha é a crença de que todo investimento precisa acontecer com dinheiro em grande quantidade. A disponibilidade de recursos ajuda, mas usar de forma inadequada não resolve. Relembre a estrutura e o poderio das empresas de telefonia e compare com a qualidade do atendimento. Elas estão figurando sempre nas primeiras colocações no ranking de reclamações!


Então coloque uma coisa na cabeça: não importa a quantidade de investimento, mas sim que você invista corretamente. Comece separando um tempo diário para fazer alguma coisa pelo seu atendimento. Você precisa separar três momentos distintos e trabalhar: avaliação, planejamento e execução. Se ainda não possui, pode também pensar e criar meios para avaliar a relação com o cliente.


Inclua o planejamento do momento para analisar e comparar as avaliações do atendimento por período e outros critérios. Identificada uma necessidade de melhoria ou oportunidade de inovação é hora de pensar em como e quando fazer. Tá vendo? Isso é investimento e você nem precisou pegar uma calculadora para analisar as cifras! Quem usa o tempo de forma racional, produz mais e perde menos.


Nestes momentos de pensar o atendimento pode surgir a necessidade de novas ferramentas. Existem várias disponíveis e muitas delas de forma gratuita. No canal da Arte de Bem Atender no Youtube tem conteúdo sobre isso. Dedique um tempo para você assistir e entender melhor. Opte pelas que te ajudam a reduzir prejuízos e que caibam na sua disponibilidade técnica e financeira. Usar uma forma gratuita é melhor do que não usar nenhuma!


O recurso mais importante do atendimento é o ser humano. Todo negócio existe para sanar um desejo ou uma necessidade de uma pessoa. Ninguém melhor do que outro ser humano para fazer a ponte entre o cliente e o objeto de seu sonho. As máquinas já são capazes de ler e analisar o comportamento humano diante da internet e suas opções de navegação. Os algoritmos e a tecnologia são os facilitadores.


Mas sem dúvida o que fideliza e acalenta é o ombro amigo e o “olho no olho”. Por isso é tão importante ter alguém que se relaciona diretamente com o cliente e também alguém que cuida do processo de atendimento do negócio (os bastidores, o atendimento que não se vê). Dependendo do tamanho da empresa, esta função pode até ser feita por uma só pessoa. Mas ela precisa estar capacitada pra isso. O constante suporte e atualização ao colaborador que atua no atendimento é valioso. Chamo isso de “afiar o machado”!


O lenhador usa esta ferramenta para cortar árvores. De tempo em tempo ele precisa parar sua função para descansar, se hidratar e aprimorar sua ferramenta. No atendimento a pausa e a atualização são necessárias e vitais. Após compreender estes conselhos você pode também analisar e refletir sobre o seguinte: a concorrência existe e na maioria das vezes é enorme; os clientes estão cada vez mais autônomos e possuem informação acessível em tempo integral.


Corre maior risco quem acredita que usar o básico é mais lucrativo e gera mais resultados do que investir em qualificação. Todo investimento bem feito que se faz num negócio retorna como ativo (aquilo que é passível de se mensurar e que é patrimônio de um negócio). Invista corretamente o seu tempo e você terá retorno; dedique-se a encontrar os melhores processos e os resultados vão crescer; encontre e aposte nas pessoas certas para as funções certas e o seu atendimento será imbatível.


Produtos se tornam obsoletos e tecnologias são substituídas. O conhecimento e a experiência adquirida não podem ser roubados e multiplicam possibilidades! Ainda tem dúvida? Siga nosso perfil no Instagram, adquira nossos materiais e continue nos acompanhando por aqui. Eu não me canso de repetir aquilo que pode salvar empresas e pessoas! Numa hora dessas eu acerto nas palavras e no exemplo que vai te convencer sobre o que muitos já usam rotineiramente!

Até a próxima!!!



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