top of page
Buscar
  • fabiojmpessoa

CLIENTE INOPORTUNO: o que é isso?

Atualizado: 18 de dez. de 2023

Na semana passada escrevi aqui sobre os clientes abusados. Usei até um exemplo real para ilustrar um dos vários casos que já presenciei e tomei conhecimento. Quero continuar explicando pra você que está atento ao atendimento, que existem vários tipos de clientes. Particularmente vou usar o conteúdo de hoje para descrever os clientes inoportunos. Todos aqueles que atuam de maneira imprudente ou abusiva, causando problemas para empresas colaboradores e outros clientes, são considerados inoportunos.


A literatura apresenta hoje 6 diferentes tipos de clientes dentro desta classificação:


1. O ladrão: procura um produto ou serviço sem ter a pretensão de pagar para obter o que deseja;

2. O infrator: é aquele que não gosta de regras e que aproveita para transgredi-las enquanto frequentador de um determinado estabelecimento;

3. O beligerante: é tipo de pessoa que grita, ofende, insulta e até faz ameaças;

4. O encrenqueiro familiar: é o cliente que gosta de arrumar confusão com outros clientes que estejam no mesmo lugar que ele;

5. O vândalo: é aquele que sente prazer apenas em danificar;

6. O caloteiro: realiza todo o processo de compra, mas não paga pelo que comprou.


É muito complicado lidar com este tipo de pessoa, pois ninguém traz um atestado de bons antecedentes na testa. Não há um banco de dados para que possamos consultar o histórico comportamental do cliente. Significa dizer que não podemos evitá-los. Esporadicamente receberemos a visita de algum destes indesejados e teremos que lidar com suas tentativas de êxito.


Nenhum negócio está imune a estes meliantes, mas alguns apresentam maior tendência de serem afetados pelos comportamentos dos clientes. Bares de rua e eventos com a presença de bebidas alcoólicas são potencialmente propensos a registrar comportamentos inapropriados envolvendo todos os tipos citados acima. Diante desta realidade lamentável fica sempre a pergunta: como minimizar prejuízos?


Aqueles que estão sempre acompanhando o conteúdo da ARTE DE BEM ATENDER certamente desconfiam da resposta. Somente com profissionalismo e seriedade é possível contornar problemas ocorridos durante um atendimento. A melhor atitude preventiva é a preparação constante com a manutenção de conhecimento atualizado sobre sua área de atuação. Quem atua sempre com controle tenderá a administrar melhor os clientes inoportunos.


No bar, o atendente pode, por exemplo, deixar de servir bebidas àqueles cujos comportamentos estiverem alterados. Pode ameaçar não atende-lo numa oportunidade futura e até chamar a polícia se nenhuma investida funcionar. Nos eventos, temos a possibilidade de investir na sensibilização antes da realização; podemos enviar cartilhas digitais de boas maneiras e investir em sinalização no dia do evento. Durante a programação podemos fazer uso da equipe de segurança dando primeiramente um alerta aos desordeiros. Se mesmo assim o comportamento for inadequado, podemos solicitar que o cliente saia e que a polícia se faça presente.


O fato é que não há como resolver nenhum problema no grito, no destempero e no apavoramento. A palavra de ordem para o bom andamento de um atendimento é sempre a qualificação. Quanto menos preparo, maior a dificuldade na resolução de problemas. Por consequência, quanto mais problemas, mais prejuízo ao andamento de um negócio. Não há como fugir disso.


Gostou da informação? Deixa sua curtida no coração que segue logo abaixo do texto e compartilha com alguém que precisa também ler este conteúdo! Te espero aqui na semana que vem! Fui!




154 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page