top of page
Buscar
  • fabiojmpessoa

O atendimento vai destruir o seu negócio

Atualizado: 15 de dez. de 2023


Eu estava montando um evento itinerante. Era um projeto que aconteceria em quatro cidades em épocas distintas do ano. Pela praticidade, resolvi realizá-los em auditórios de hotéis. O tipo do evento exigia equipamentos de áudio, vídeo e iluminação. É comum que os espaços possuam listas de fornecedores para repassar aos interessados. Na oportunidade eu me interessei em ligar para uma das empresas indicadas.


Poderia ter enviado um e-mail, mas como tinha pressa em cotar e reservar, peguei o telefone e liguei. Sempre que faço contato me identifico e explico de cara o que preciso para facilitar a vida do atendente. Desta vez, precisava tirar dúvidas técnicas além dos valores. Muito educada a funcionária ouviu minha fala e respondeu: “O senhor pode ligar depois? É que a responsável pelos valores está em visita externa e, por isso, não posso ajudar”.


Desliguei, encontrei outra empresa e resolvi minha demanda. Parece óbvio, mas muitas pessoas não percebem que estão perdendo dinheiro e afugentando clientes. Um dos maiores esforços do processo de vendas é fisgar o cliente, fazer com que ele se interesse pelo produto ou serviço. Grandes referências do marketing apontam que quando isso ocorre, metade da venda está feita! A outra metade depende do colaborador fazer a coisa certa.


E aí está o grande detalhe da coisa: poucos sabem fazer da forma certa. A atendente foi educada e deu pronta resposta, mas não deu sinais de que a expectativa seria atendida. Pelo contrário. Deixou no ar um sentimento de desdém, transferindo para o cliente a responsabilidade de novamente correr atrás daquilo que o interessa. Você ligaria de novo? E se a responsável ainda estiver fora? Vão te pedir de novo para ligar depois!


Poucas empresas possuem algo tão único que motive o cliente a não deixa-las. E se este não é o caso do seu negócio, coloque foco no atendimento de qualidade. Pra você que está tentando acertar, aí vai uma dica para não perder a próxima oportunidade. Se o cliente ligar e você não tiver preços e informações: anote o nome dele, seu número de telefone, ligue para a responsável pelas cotações e solicite a ela que faça contato imediato com o cliente.


De preferência faça isso num intervalo de no máximo 30 minutos! É a única forma de controlar a ansiedade do cliente e evitar que ele ligue para outra empresa. Lembre-se: quando alguém te procura, não o deixe sem uma solução! Mostre-se interessado em dar alternativas e minimize sua dor. No mundo de hoje as coisas não esperam e a oportunidade pode desaparecer!


Está precisando melhorar o seu atendimento e não sabe como fazer? Siga o nosso perfil no Instagram. Todo dia tem conteúdo novo e algum deles pode te ajudar. Você pode também solicitar gratuitamente o Guia Prático A ARTE DE BEM ATENDER. O conteúdo é indicado para pequenas empresas e empreendedores. Se desejar, solicite o diagnóstico do atendimento do seu negócio. É gratuito e nós podemos te apontar caminhos mais rápidos e menos dispendiosos para você melhorar a relação com o cliente.


Até a próxima!



26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page