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  • fabiojmpessoa

Não minta para o seu cliente

A mentira tem “pernas curtas”! É um dito popular antigo e extremamente valioso para toda a vida! Por que seria diferente nos negócios? A honestidade gera confiança e sua multiplicação se transforma em credibilidade. Obviamente a mentira atua na direção contrária. Vários atendimentos são desqualificados pelas pequenas e pelas grandes mentiras. No primeiro caso só se perde o cliente e no segundo pode até ocorrer perdas por meios judiciais.

Quer exemplo de uma mentira pequena? Você faz contato com uma empresa para orçar determinado serviço. A resposta do primeiro contato aparece rapidamente, daí o atendente explica que envia as informações dentro de um determinado prazo. No dia marcado para o retorno vem a resposta de que algo ocorreu no meio do caminho e o pedido para a espera de mais dois dias pelo seu orçamento. No término do segundo prazo você recebe a resposta e confirma a hipótese que a primeira desculpa era uma mentira!


Há também os prestadores de serviço que mentem para fechar uma venda e depois mentem que não mentiram! Certa vez eu decidi automatizar um portão de garagem. Cotei com os profissionais da região e um deles foi eleito para a execução. No dia das medidas e dos acertos prévios para a instalação do motor, tive apenas um pedido: que o serviço não fosse executado pela metade. E o que o profissional fez? Apertou a minha mão e disse para eu ficar tranquilo.


Paguei a metade do valor conforme combinado e aguardei. No dia agendado o rapaz chega, instala os trilhos, o motor, mas diz que o serralheiro não tinha terminado a proteção para o equipamento. Decepcionado, perguntei a ele o que tínhamos combinado para aquele dia e ele respondeu que não se lembrava. Ao ouvir minhas palavras ele se exaltou e quase gritando afirmou que eu havia inventado tudo!


E ainda exigiu que eu pagasse o combinado sem ter concluído o serviço conforme fechamos no papel e verbalmente. Obviamente não o paguei enquanto não vi o serviço devidamente terminado e mesmo perdendo um cliente ele saiu xingando. Como a situação não me gerou maiores prejuízos, contei até mil e segui minha vida, mas alguém poderia ter furtado o motor! O profissional ia me ressarcir por isso? Não sabemos a resposta e não importa. Nunca mais ele me viu e eu sempre desacreditei o serviço.


O fato é que tem muita gente discursando muito e fazendo pouco. Tem muita empresa e muito empreendedor focando demais no hoje e se esquecendo do amanhã. É importante ressaltar que alguns mentem por que não sabem trabalhar e acabam errando. Desta forma empurram o erro para o elo mais fraco da corrente segundo a visão deles próprios. E outros mentem como um artifício de vendas.


As duas formas têm em comum a falta de profissionalismo. Este é também um caminho caro e prejudicial aos que elegem o atendimento como uma prioridade. A mentira é um ingrediente venenoso para a geração de boas experiências. A vítima quase sempre descobre que foi passada para trás. E basta isso acontecer para ela saber quem foi e quando ocorreu. Se houver tempo hábil uma parcela corre atrás do prejuízo.


Mas quando não é mais possível reaver perdas porque a situação caducou, a vítima pode recorrer à exposição do fato e promover o boca-a-boca negativo. Você já leu por aqui que existem várias ferramentas para amplificar a voz dos reclamantes e que isso não gera bons frutos para quem é denunciado. Não é o mesmo do que reaver valores ou tempo, mas ajuda a superar uma perda.


Para mudar e melhorar somente o caminho da qualificação. Não sabe por onde começar? Por opção você pode recorrer a outros textos aqui do site. Algum deles pode te inspirar! Outro meio é você seguir o nosso perfil do Instagram ou se tornar assinante do nosso canal do Youtube! É tudo gratuito mas cheio de conteúdo valioso sobre o tema!

Sucesso na caminhada e até a próxima!!!




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