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  • fabiojmpessoa

Onde encontrar recursos grátis para o atendimento

Um dos maiores mitos que emperra o desenvolvimento do atendimento de qualidade é a crença de que melhorar custa caro. O pequeno empreendedor e o profissional autônomo estão sempre dando prioridade para itens vitais, de acordo com suas atividades. Eles até sabem que o atendimento é importante, mas desenvolvem somente o básico por acreditarem que terão que gastar ou porque não sabem onde encontrar uma ferramenta de baixo custo.


O SEBRAE é pioneiro em ferramentas e materiais de suporte. Desde cartilhas temáticas, passando por livros, programas, aplicativos e banco de dados estão disponíveis para uso e consulta. O PNBOX, por exemplo, é uma plataforma online que permite ao empreendedor desenvolver um plano de negócios completo. O ambiente é intuitivo e o usuário vai recebendo auxílio para o preenchimento das informações.


Ao montar o planejamento para a operação de um negócio você vai precisar imaginar a operação. E assim que fizer isso vai precisar pensar em como será a dinâmica de atendimento. Este é o ponto de partida para o levantamento dos recursos, ferramentas e processos que vão te auxiliar. Unindo tudo que está disponível na internet e também nos suportes presenciais do SEBRAE você pode ir muito mais além.


O Google também disponibiliza um conjunto de ferramentas integradas para todos os que possuem conta. Ou seja, a partir do momento que você passa a usar um e-mail com eles, ganha um pacote de funcionalidades que podem ser aplicadas no atendimento. Por meio do Google Meu Negócio você cadastra sua atividade na internet e passa a receber avaliações e recomendações públicas.


Com o Google Forms você cria formulários e questionários para compreender melhor seus clientes e a relação com seu negócio. Além de poder cadastrar e organizar as respostas, você pode montar um banco de dados completo sobre os seus clientes. Pode usar, por exemplo, o Google Agenda para marcar reuniões e atendimentos. Estas são apenas algumas das várias opções que você pode escolher, dependendo da característica das suas atividades.


A Arte de Bem Atender também disponibiliza várias opções de conteúdos gratuitos, a começar pelo Guia Prático em formato PDF. A publicação reúne toda a essência do método Bem Atender, mas de forma compacta, resumida. Para complementar e expandir o leque de opções aos interessados, o projeto oferece um portal de textos e um canal no Youtube. Nas duas opções online o usuário encontra títulos variados, com publicações semanais e atualizações frequentes.


No perfil do Instagram o seguidor tem acesso a pílulas de conteúdo diárias e a possibilidade de interação via comentários. Na comunidade do Telegram, o usuário pode debater os temas publicados e sanar dúvida diretamente com o responsável pela produção dos conteúdos. O diagnóstico gratuito é a opção de degustação de uma consultoria gratuita com análise prévia de problemas e sugestão de caminhos para melhoria.


Esporadicamente o projeto também oferece palestras e cursos gratuitos com temas especiais e valiosos. Ou seja, é possível incrementar a qualidade do atendimento ainda que não haja recursos financeiros pra isso. Esta não pode ser uma desculpa ou barreira para a inércia. No entanto, três investimentos são demandados a todo o momento: tempo, dedicação e planejamento. É preciso separar um tempo para estudar e compreender novas informações sobre o atendimento ao cliente, aplicando e revendo tudo frequentemente. É este comprometimento constante que vai gerar frutos e permitir novas expansões.


Ajudar aos desinformados e descapitalizados são objetivos da Arte de Bem Atender. Continue contando com a gente para a caminhada de aprendizado e de conquistas! Até a próxima!



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