É comum encontrar empreendedores pensando que o bom atendimento está reservado aos grandes. Assim como profissionais autônomos que se concentram em suas atividades fins. Há quem idealize um projeto social de relevância e se esqueça de pensar no atendimento. Geralmente a relação com o cliente é pensada depois. Assim que se percebe um abismo na comunicação com o cliente.
Só que esse não é o melhor momento para reagir. O ideal é prevenir. É por isso que meu projeto com o atendimento existe! Precisamos afastar os mitos e os medos que insistem em permanecer em torno do tema e aprender a pensar para não precisar correr sempre atrás do prejuízo. Aqui no BLOG eu já postei um texto sobre o custo do mau atendimento e outro afastando a ideia de que melhorar o atendimento é algo caro. Você já os leu? O conteúdo vai te ajudar! Depois invista um tempo para lê-los!
Pra começo de conversa, qualquer atividade que se destina a alguém requer atenção com o atendimento. Vender pipocas na parada de ônibus exige a mesma dedicação do que vender bombons na porta de uma escola. Vender roupas pelo Instagram requer o mesmo esforço do que vender artesanato usando o Whatsapp como ferramenta. E não é diferente com o prestador de serviços.
O cuidador de idosos precisa de um canal para divulgar e captar seus clientes. Da mesma forma ocorre com um serralheiro. O cliente precisa de um caminho (jornada) facilitado para levá-lo de forma segura até a solução de seu problema. Projetos sociais, ONG’s e outras atividades que possuem objetivos focados nas pessoas precisam também de atendimento qualificado.
Portanto, para não restar dúvidas, anote esta mensagem com letras enormes e cole num local que você veja várias vezes ao dia: seu eu vendo pouco ou muito, preciso de um atendimento de qualidade; se realizo serviços simples ou complexos e valorizo o atendimento, terei clientes para sempre. Bom atendimento cai bem para tudo e para todos! Não deveria ser uma exceção, mas a regra a ser seguida!
A única diferença que você precisa também colocar em mente é que o atendimento é diferente para cada tipo de atividade. Ou seja, o carrinho de picolé que transita pelo bairro realizando vendas aleatórias, tem atendimento diferente da padaria que esta fixa na loja esquina. E você como responsável pelo atendimento deve buscar se qualificar para acertar a mão no entendimento do que o cliente quer e como quer.
Quer um exemplo legal? Na minha cidade eu já vi alguns vendedores de rua usando terno e gravata para ofertar seus produtos no semáforo. Além de educação e boa fala, usam também de apresentação especial para se destacar da “concorrência”. Fazem isso porque entendem que o atendimento é importante e o cliente precisa perceber isso de alguma forma. Já que não possuem loja física com letreiros, usam o canal de vendas como podem. Com a vestimenta comum ou com roupas rasgadas você prestaria atenção num vendedor de rua? A boa impressão abre portas!
Você precisa separar um tempo diário para refletir sobre o seu contato com o cliente. Tente avaliar, compreender seu nível de satisfação e descobrir como encurtar o caminho entre seu cliente e o que você vende. Com este exercício diário você pode descobrir meios para melhorar de forma continuada. Não é a capacidade de investimento e a quantidade de recursos que diz o quanto o seu atendimento é bom. Concentre-se na dedicação constante e no comprometimento com a qualidade e você será capaz de conquistar resultados incríveis sem a desculpa e que falta dinheiro!
Conte com o projeto Bem Atender para te ajudar nesta caminhada. Procure aqui no BLOG ou nas nossas outras fontes de conteúdo. Tenho a certeza de que você encontrará dicas valiosas, terá espaço para interagir e tirar dúvidas! Lembre-se sempre: o cliente é rei!
#atendimento #cliente #qualidade #vendas #resultados #artedebematender #bematender #atenderbem #empreender
Comments