top of page
Buscar
  • fabiojmpessoa

A prova de que o atendimento funciona

Atualizado: 8 de mai. de 2022

Imagine um produto, o que você quiser. Tome-o como base para realizar uma pesquisa de mercado. Eleja um só modelo com especificações rigorosamente iguais e comece a procurar por vendedores. Obviamente haverá oscilação de preços e muitas promessas milagrosas com cifras bem abaixo do que se pratica no mercado. Exclua estes pontos fora da curva e fique com os preços que se assemelham.


Agora responda prontamente: ao encontrar uma mercadoria que tem preços e características idênticas, você compraria com o vendedor que atende melhor ou isso não faz diferença? Há quem diga que existam outras variáveis e quem nem sempre o melhor atendimento vencerá essa disputa. Mas na prática e nas estatísticas o resultado é outro: não há satisfação sem uma experiência marcante; e para marcar positivamente o atendimento precisa estar afiado.


Ao entrar numa loja presencial e não receber atenção, o cliente perde o interesse pela compra. É como se o vendedor não estivesse interessado no problema que a pessoa tem e tão somente na venda que se pode fazer. Absolutamente ninguém gosta de ser tratado como coisa ou número. Essa frieza limita até mesmo a venda de marcas consolidadas. Afinal, tudo um dia pode dar problema e se isso acontecer o que todos queremos é uma resolução objetiva e eficaz.


O atendimento fragilizado se parece muito com o contato com os caixas eletrônicos dos bancos. A máquina não te diz nada. Apenas mostra opções engessadas. Se a sua necessidade é básica, tudo se resolverá rapidamente. Mas se a sua demanda sair um pouco do trivial a ida ao banco se torna um pesadelo. O cliente entende que está desprestigiado e começa imediatamente a se sentir diminuído, desrespeitado.


A mecanização e a digitalização enfraquecem as relações tanto quanto o atendente frio. O contexto psicossocial em que vivemos sugere que a humanização das relações é o caminho mais curto para o sucesso. Apesar do índice de reclamações ainda ser alto, vale muito a pena investir na melhoria contínua do atendimento. Qualificar pessoas é uma ação de baixo risco com retorno garantido. Capacitar para que atendentes escutem, respeitem e entendam pessoas é fundamental!


Quando os negócios entendem que o bom profissional é o único caminho para gerar valor, os desafios diminuem de tamanho e de frequência. Não há problema que resista a uma equipe cooperativa e segura para enfrentá-los. Assim como ambientes limpos e bem organizados, atitudes são percebidas pelos clientes. O conjunto da obra consolida gatilhos que fortalecem o elo com pessoas. É assim que se conquista a fidelização.


Aproveite esta leitura e reflita agora sobre o seu negócio. Se o cliente estivesse pesquisando agora pelo que você vende, seu produto ou serviço estaria dentre as opções escolhidas? O que está faltando para você entender que não perderá tempo ou dinheiro investindo no atendimento da sua equipe ou do seu negócio?


Aqui neste portal existem vários caminhos para que você encontre mais conteúdo sobre o tema. O projeto Bem Atender só existe porque sabemos o quanto os negócios brasileiros precisam de ajuda. Temos muito a crescer e nós estamos focados em contribuir. Aproveite, interaja conosco, siga nossas redes sociais, envie um e-mail! Se você não buscar melhoria para o seu negócio, quem buscará por você? Reflita, mas não fique só no pensamento. Parta para a ação o quanto antes! Um abraço e até a próxima!!!




111 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page