top of page
Buscar
  • fabiojmpessoa

QUANDO PARAR DE QUALIFICAR O ATENDIMENTO?

Atualizado: 18 de dez. de 2023

Já escrevi aqui que o medo do custo é o maior entrave para a qualificação do atendimento de um negócio ou projeto. E expliquei que isso se deve ao desconhecimento do caminho ideal, pois existem meios para manter o atendimento em alta investindo pouco. Se você deseja entender melhor, dê uma pausa nesta leitura e invista tempo nesta fonte de consulta antes de prosseguir.


Outra grande dúvida é sobre a duração. Perguntam sempre sobre o tempo que é preciso dedicar à qualificação do atendimento. Vou ser direto: para manter o atendimento em ordem você precisa de dedicação constante e diária. Já viu açougueiro cortar carne com uma faca cega? Não! A cada cliente ele dedica alguns segundos para afiar sua ferramenta. Mas Fábio, não se afina uma faca em segundos! Isso mesmo! Eles fazem a afinação mais profunda fora do atendimento e vão dando manutenção ao longo do expediente!


É isso que temos que fazer em nossa relação com os clientes. Fora do expediente ou nas pausas entre os atendimentos, podemos investir tempo nas melhorias. É uma forma inteligente e menos traumática de nivelar o seu trabalho para cima. Tão importante quanto você praticar essa atitude é entender a necessidade de agir assim. Já ouviu falar em mundo VUCA? O acrônico tem as iniciais de volatilidade, Incerteza, complexidade e ambiguidade em inglês!


Até o início da pandemia vigorou uma sociedade que se desenvolvia amparada nesses 4 pilares. Mas um pouco antes da crise sanitária, em 2018, Jamais Cascio, um antropólogo futurista já previa um novo mundo: BANI. Esta sigla, também em inglês, traz novos 4 pilares: frágil, ansioso, não linear e incompreensível! Ou seja, o que já era difícil de prever se mostrou ainda mais presente. O mundo passou de VUCA para BANI! Tudo pode mudar em fração de segundos e isso inclui o comportamento do seu cliente!


Antes da pandemia muitos restaurantes só vendiam comida na modalidade presencial; Muitas escolas nunca haviam cogitado o ensino remoto; muitos negócios nem mesmo estavam presentes nas redes sociais ou na internet. Do dia para a noite, quem não se adaptou, deixou de existir! Uma mudança silenciosa e rápida se deu: não existe mais levar vantagem em cima do cliente.


Ou você atua com real interesse por ele ou terá seu negócio ou projeto engolido pelas revoluções do novo mundo! É isso que o método ARTE DE BEM ATENDER sugere. Você precisa assumir o controle, ser protagonista do seu atendimento. E para ter autonomia você precisa de movimento constante, de estar aberto ao aprendizado e à transformação. Há uma expressão, também em inglês, já fixada para isso: LEARNABILITY (capacidade de aprender constantemente).


No curso virtual que lançamos em abril de 2021, elenquei toda uma estrutura de conteúdo para inspirar os empreendedores que querem gerir seus negócios com autonomia e protagonismo. Não é um curso com respostas, mas com conteúdos para inspirar perguntas que vão levar a caminhos nunca antes navegados! Este não é o futuro, mas sim a realidade de um atendimento que já se faz presente por aí!


Não corra atrás, não espere a onda molhar seus pés para mudar sua cadeira de lugar. Movimente-se como as dunas do deserto ou adapte-se como a água que flui até encontrar o mar! Não é poesia ou palavra bonita pra te encantar. É o conselho que te dou para que você continue no jogo: não pare ou o mundo vai te atropelar! Conhece Leandro Karnal? Ele fala muito disso! Quer saber mais sobre o curso virtual ARTE DE BEM ATENDER? Clica aqui! Semana que vem tem mais!



50 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page