top of page
Buscar
  • fabiojmpessoa

Se o atendimento é bom, por que os dados mostram o contrário?

Pergunte a qualquer empreendedor ou dono de negócio e a grande maioria dirá que o atendimento está excelente! Falta humildade e capacidade crítica para entender que esta mentira só faz mal e atenta contra o futuro e a continuidade do próprio trabalho. Mal sabem estes “corajosos” que os clientes descobrem rápido e os dados não mentem! Basta pesquisar um pouco na internet que várias fontes vão somente confirmar o que já está na cara!


Mas afinal, por que isso acontece? Por que a insistência em afirmar que tudo vai bem quando a realidade mostra o contrário? Vaidade, vergonha e baixa capacidade de gestão. Tem gente que investe suas reservas numa franquia de nome e espera que as respostas venham junto com a aquisição. Ter um negócio de maneira original, empreendedora ou adquirir um que já é validado não significa comprar e portar conhecimento.


Aliás, os números do empreendedorismo no Brasil crescem na contramão de qualquer crise. Poderia ser um motivo de comemoração, mas não. O saldo positivo se deve ao aumento progressivo de Micro Empreendedores Individuais (MEI). E isso está ocorrendo por causa da falta de emprego e de oportunidades de trabalho. Ou seja, é maior o número de empresas nascendo por necessidade do que por oportunidade.


Um dos maiores impedimentos ao crescimento das empresas e de seus atendimentos é a base fraca. O nascimento prematuro ou sem base mercadológica é um grande problema. Toda empresa deveria se originar da vontade do cliente e não de seu criador. Eu explico num vídeo o quanto é importante conhecer a história do atendimento para gerar bons resultados. Se você quer entender, assista.


O importante é você entender que criar um negócio sem o aval do cliente significa estar parado no tempo. Aqueles que fazem isso terão dificuldade de se firmar ou já estarão derrotados. A oportunidade é o primeiro sinal de que um negócio pode nascer para atender um nicho, uma parte do mercado. É o desejo do cliente que vai te indicar por onde o atendimento vai caminhar.


Daí a necessidade da preparação. Primeiro vem a parte técnica. Estudar e buscar conhecimento para dirigir todas as áreas demandadas pelo negócio. Explicando melhor, dirigir não é o mesmo do que controlar, dominar. Quem dirige tem a função de coordenação, de gestão. Significa dizer que esta pessoa pode buscar ajuda quando precisar agir e não se sentir capacitada. Formar e comandar equipes vencedoras, sabe?


Mas para conseguir isso temos a necessidade de ter habilidade emocional. Controlar os sentimentos e ter equilíbrio para lidar com problemas é fundamental. Cedo ou tarde eles vão surgir e você vai ter que aprender a trocar obstáculos grandes por menores. Só assim conseguirá êxito e resultados. Não é difícil. Mas é bastante complexo mudar uma cultura. O brasileiro tem sede de vitória, mas preguiça de se preparar.


O desejo pelo sucesso é quase sempre derrotado pela indisciplina e falta de constância. Procure no esporte profissional algum atleta que goste de jogar, mas não de treinar. Ele certamente estará numa equipe pequena ou terá desempenho mediano durante toda carreira se conseguir concluí-la. Não há mágica. Somente o trabalho e o profissionalismo vão te proporcionar resultados. E somente os que alcançam resultados possuem maturidade para assumir que erram e que precisam melhorar.


Algumas das habilidades para atender bem estão atreladas aos valores que a pessoa adquire no berço. Por isso são tão caros no dia a dia. Entendeu tudo? Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda com algum dos temas abordados, entre em contato por e-mail enviando sua pergunta. No mais, continue consumindo nossos conteúdos! Até a próxima!!!


122 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page