Sempre dou este conselho àqueles que me pedem ajuda! E eles ficam espantados assim como você que leu o título e não entendeu minha dica! Logo em seguida vem a pergunta: como vou sustentar o meu negócio com apenas um cliente? Qual cliente vai ter dinheiro o suficiente para comprar o que vendo repetidas vezes? Quantas opções diferentes preciso oferecer para que este único cliente não desista de comprar comigo?
Acalme-se. Não estou aqui sugerindo que você cometa um suicídio empresarial. É exatamente o contrário. Quero que você se torne o melhor no seu segmento usando o atendimento como uma ferramenta de crescimento. Eu acredito no potencial da relação sadia e quero que você entenda e aprenda a adotá-la na sua rotina de negócios. E quero que você comece consolidando a ideia de que você só precisa de um cliente.
A grande maioria dos empreendedores e atendentes começa a rotina de trabalho esperando clientes. Vários deles, centenas! Se possível uma fila infinita esperando sem reclamar ou desistir do atendimento! Creio que isso é o sonho de todos que dependem das vendas para viver. A ideia é válida e a meta de alcançar números crescentes de clientes precisa existir. Mas eu insisto que você precisa mesmo é do cliente.
Ainda não entendeu? Então deixa eu colocar uma algo para você pensar: do que adianta uma fila infinita de clientes se você não consegue atender bem nenhum deles? Mil entram na sua loja, acessam o seu site e não compram nada. Outros dez mil fazem contato para saber valor, condições de pagamento, mas não avançam para o momento da verdade. A fila vai andar rapidamente e logo essa multidão desaparecerá. É isso que você quer?
Às vezes desejamos cegamente um montão de clientes, mas não nos concentramos no atendimento individual. Se você não prestou atenção naquele cliente que te procurou; Se você não deu a ele a atenção total porque estava de olho na fila; Se ficou esperando alguém com a carteira cheia e um cartão de crédito sem limites. Tenha a certeza que você ligou o piloto automático e apenas fingiu que entendia o cliente que estava na sua frente.
O melhor cliente que alguém pode querer é aquele que te procura. Aquele que liga ou manda uma mensagem para fazer uma pergunta simples. Aquele que entra na loja para olhar, mas não compra no primeiro encontro. O cliente que você precisa é aquele que está em contato com seu produto ou serviço agora. Isso se chama interesse. Escute-o. Dê total atenção e não o perca de vista. Estou falando do cliente e não do seu plural (clientes).
Atendimento é momento. Aproveite as oportunidades. Não se refira a clientes de uma forma genérica. Procure se dedicar ao cliente de maneira singular. Estou tentando aqui dar ênfase à personalização. Cada cliente é único e vive um momento único. Seu estado de espírito, sua capacidade de compra, suas demandas reais são únicas. Você só precisa então de um cliente para alcançar sucesso: aquele que busca seu atendimento agora.
Enquanto estiver num atendimento, esqueça o que ainda está por vir e aquilo que se passou. Concentre-se no presente e naquele que busca seu auxílio ainda que a concorrência esteja grande lá fora. Ele escolheu o seu negócio (no singular) e, por isso, você o deve lealdade e dedicação. Desejo que o cliente te procure inúmeras vezes. Não o mesmo cliente, mas espero que você o trate como sendo o único. Não se trata de dissimulação ou fingimento, mas de compreensão de um conceito muito importante. Fui claro? Até a próxima!!!
Gente, fiquei maravilhada com esse conselho top. Realmente temos que dedicar atenção ao atendimento pq isso faz toda diferença.